09/12/2016

10 Curiosidades sobre O Exorcista



O Exorcista (no original em inglês: The Exorcist) é um filme de terror estadunidense de 1973. O roteiro é de William Peter Blatt e foi baseado em livro homônimo. Como já é sabido, o enredo do filme é a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos pelo demônio Pazuzu. O filme tornou-se um dos mais lucrativos filmes de terror de todos os tempos, arrecadando o equivalente a U$ 441.306.145,00 em todo o mundo. Na lista abaixo, vamos apresentar dez curiosidades incríveis sobre este clássico.


1. O COMEÇO

No filme de estreia da saga, o ator Jack MacGowran é o primeiro a morrer na história, despencando de uma tenebrosa escadaria. Uma semana após terminar de gravar, MacGowran morreu mesmo. Dizem que foi vítima de pneumonia. Será?








2. PROBLEMAS



Muitas "tragédias" ocorreram com o "amigo do amigo do amigo". O ator Max von Sydow, o padre Merrin, mal começou a gravar quando soube que seu irmão havia morrido. A esposa grávida de um assistente de câmera perdeu o bebê. E por aí vai...






3. MAIS PROBLEMAS



A equipe técnica sofreu horrores durante a produção. O homem que refrigerava o quarto onde aconteceram as cenas de possessão morreu de maneira inexplicável. Um vigia noturno que cuidava dos cenários foi morto a tiros durante uma madrugada. Um carpinteiro cortou o polegar fora. Outro serrou o dedão do pé. Imprudência no trabalho? Não, culpa do diabo!


4. ELLEN

A atriz Ellen Burstyn, que fazia a mãe da garotinha possuída, sofreu uma grave lesão na cena em que é atirada para longe pela filha. A culpa é tanto do demônio quanto do diretor Willian Friedkin, que instruiu o técnico responsável por puxá-la com a corda e "dar tudo de si".








5. MERCEDES



A atriz Mercedes McCambrige ingeriu ovos crus, fumou igual uma chaminé e fez o diabo pra ficar com a voz rouca e demoníaca da menina possuída. Mas os produtores "esqueceram" de colocar o nome dela nos letreiros do filme. A atriz processou o estúdio - só para saberem que não se brinca com o demo!








6. LALO

O argentino Lalo Schifrin compôs uma trilha sinistra para O Exorcista, mas o diretor Friedkin achou o trabalho muito... chinfrim. Preferiu então usar o tema de piano já pronto ("Tubular Bells"). Schifrin vendeu a trilha rejeitada para o filme A Casa do horror (1979). Resultado: recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, coisa rara para um filme de terror! Mas até que a trilha do filme não ficou tão mal assim. Ouça a música sinistra:








7. MAX

Max Von Sydow, ator que interpretou o padre Merrin no filme, ficou tão impressionado com as "obscenidades" da menina possuída no set, que esquecia constantemente suas falas.




8. TRAILER

A estreia aconteceu só em dezembro de 1973, mas a Warner Bros. foi obrigada a retirar o trailer original do longa dos cinemas por ele ser considerado "assustador demais" para plateias médias. O vídeo mostrava trechos do filmes com inserções artísticas animadas do próprio demônio Pazuzu, que possui a garotinha na telona. Depois de muito tempo, o estúdio liberou o vídeo no YouTube para os curiosos (e corajosos).







9. BASEADO EM FATOS REAIS

O filme foi inspirado no livro homônimo de William Peter Blatty, que também assumiu o roteiro. O que pouca gente sabe é que Blatty se inspirou nos noticiários de 1949, quando jornais de Georgetown estamparam em suas capas o "terrível exorcismo" de Robbie Manheim, garoto de 14 anos cujo corpo teria sido invadido depois que ele brincou com uma tábua de Ouija para tentar se comunicar com seu tio morto.








10.  JOHN

Joseph Dyer, amigo do padre Karras no filme, é interpretado pelo padre William O´Malley, que até hoje leciona na Universidade de Fordham, onde parte do filme foi rodada. Ele ainda mostra cenas do longa em suas aulas admitindo que "80% dessa história é real".








O que você acha do filme O Exorcista? Conhece mais alguma curiosidade?
Deixe aqui nos comentários!


(por Paulo Messias)