08/12/2016

Aracnofobia




Olá, galera do terror!


Fiquei numa dúvida monstruosa quando decidi estrear a categoria FOBIAS aqui do blog. Sou uma pessoa destemida (#sqn) e sofro de duas fobias que volta e meia me causam constrangimentos: aracnofobia e coulrofobia (medo de palhaços, que falarei na próxima postagem do assunto). Como eu TINHA que decidir o primeiro assunto, escolhi a Aracnofobia, que foi a primeira fobia que eu descobri na minha vida.

Aracnofobia é o medo patológico de aranhas. Talvez seja a fobia mais antiga e mais comum da cultura do ocidente. A resposta que o indivíduo aracnofóbico apresenta ao ter contato (por menor que seja) com aracnídeos pode parecer irracional para as outras pessoas, até para o próprio doente. O medo de aranhas pode ser decisivo sobre a escolha do local onde o aracnofóbico vive, onde ele passará férias, e até limitar prática de esportes e passatempos. Tudo para evitar qualquer contato com aranhas.


Os sintomas da aracnofobia podem aparecer ainda na infância. Entretanto, algum episódio traumático pode desencadear a fobia em qualquer idade, no momento em que o indivíduo é confrontado com o objeto do medo.

Dentre os sintomas, temos:

  • Freqüência cardíaca aumentada
  • Sensação de perda de controle
  • Dor no peito
  • Tontura
  • Tremor
  • Sudorese
  • Sensação de asfixia
  • Sentimento de morte
  • Distúrbios gastrointestinais

Os cientistas que estudaram o medo de aranhas explicam que ele pode ser resultado da seleção evolutiva. Isto é, aranhas desde sempre têm sido associadas a infecções e doenças. Assim, involuntariamente, o medo de aranhas desencadeia uma resposta de repulsa em algumas pessoas.



Aracnofobia no Cinema




A fobia de aranhas foi representada pelo filme de suspense Arachnophobia, 1990, do diretor Frank Marshall. O filme conta a história de um médico aracnofóbico que decide se mudar para o interior com sua família, vivenciando o aparecimento de aranhas em sua nova casa e mortes na cidade. O que se passa na cidade pode ser a solução para ele acabar com o medo que o persegue desde a infância. As aranhas utilizadas no filme vieram da Nova Zelândia e eram inofensivas ao elenco. Veja o trailer (em inglês):






Em Harry Potter, o personagem Ronald Weasley tem aracnofobia. O ator que o interpreta, Rupert Grint, também é aracnofóbico. No seriado Friends, o personagem Ross Gellertem aracnofobia. No seriado Todo Mundo Odeia o Chris, o personagem Drew tem aracnofobia. Na série de livros Percy Jackson e os Olimpianos, a personagem Annabeth tem aracnofobia, assim como todos os outros filhos de Atena, devido à sua aversão à deusa Aracne.


Tem algum aracnofóbico aqui além de mim?
Você tem alguma sugestão de fobia para a gente postar?
Deixe sua história aqui nos comentários ou
mande-nos pelo e-mail oassustadorblog@gmail.com