05/12/2016

Quadrilogia Pânico




Olá, galera do terror!



Eu precisava estrear a categoria Cinema & TV do blog falando sobre a quadrilogia Pânico. Não é o meu estilo de terror favorito (eu gosto mais de terror de cunho sobrenatural) mas eu adoro a maneira com a qual o diretor Wes Craven (o mesmo do simpático Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo) conduziu os quatro longas, renovando um gênero desgastado, o terror de assassinatos (também chamado slasher movie).




Pânico é um dos melhores filmes de terror slasher dos últimos tempos. O sucesso do primeiro filme garantiu a produção de mais três sequências. O final dos anos 80, essa década linda, na qual nasceu essa que vos escreve (rs) viu começar a decadência do subgênero slasher, tornando-se quase esquecido pelo público. Com a estreia de Pânico em 1996, o subgênero  reergueu-se. A trilogia original foi lançada ainda nos anos 90. Em 2011, o quarto filme foi lançado, não muito diferente dos primeiros filmes, trazendo um louco fanático por filmes de terror querendo produzir  o seu próprio filme com cenas reais e muito mais sangrentas que qualquer outro.



Mesmo o passar dos anos não tira a autenticidade da franquia Pânico. Se voltarmos em 1996, ao primeiro filme, ele continua surpreendente. O domínio de Wes Craven dá frescor à fórmula de elementos exaustivamente repetidos. A imagem icônica do assassino fantasiado e mascarado (ou assassinos) virou símbolo do filme. Talvez o expectador tenha dificuldade de lembrar quem morreu e quem matou, mas a máscara virou uma referência do gênero.








Acompanhe trailer a trailer a quadrilogia Pânico:




Pânico (Scream) – 1996








Sinopse: A pequena e pacata cidade de Woodsboro está em pânico. Um louco, fanático por filmes de terror, está assassinando brutalmente os jovens da cidade, agindo como os maníacos das telas. Primeiro ele telefona, faz perguntas dos filmes do gênero. Se a resposta estiver errada… O pior, é que ninguém tem ideia de quem possa estar por trás dos crimes. Todos são suspeitos e qualquer um pode ser a próxima vítima. Aliás, a única chance de sobreviver é manter-se sempre um passo à frente do assassino, fazer seu jogo.




Pânico 2 (Scream 2) – 1998








Sinopse: Sidney (Neve Campbell) tenta se livrar das lembranças do massacre ocorrido, ao se mudar para Windsor e começar a faculdade de cinema. Mas quando ela pensa que recomeçou uma vida em paz, um livro e um filme sobre os assassinatos de Woodsboro são lançados. Em seguida, uma nova onda de crimes surge com muito mais violência. A lista de vítimas continua a crescer, várias pessoas são suspeitas das mortes ocorridas, mas o alvo principal do misterioso assassino continua sendo Sidney.




Pânico 3 (Scream 3) – 2000








Sinopse: Os crimes de Woodsboro continuam a interessar a mídia e quando um novo filme começa a ser gravado em Hollywood, um dos atores é assassinado. Sidney (Neve Campbell) que se refugiou em uma casa de campo no interior da Califórnia para finalmente ter paz, recebe uma ligação do misterioso assassino mandando-a ir a Los Angeles para evitar mais derramamento de sangue. Novos crimes acontecerão enquanto a repórter Gale Wethers (Courteney Cox) e o policial Mark Kincaid (Patrick Dempsey) tentam solucionar esse novo mistério com a ajuda de Sidney, que a cada morte descobre segredos terríveis acerca de seu passado.




Pânico 4 (Scream 4) – 2011








Sinopse: Dez anos se passaram e Sidney (Neve Campbell) já conseguiu deixar o passado para trás. Quando tudo parecia entrar nos eixos ela recebe uma visita do esfaqueador mascarado. Mas desta vez, Sidney não pode fazer nada a não ser assistir.





E vocês, também curtem a franquia Pânico? Deixem suas respostas aí nos comentários.
Gostaria de ver uma matéria sobre algum filme ou seriado aqui no blog?
Nos mande sua sugestão pelo e-mail oassustadorblog@gmail.com ou
pelo formulário de contato ao lado.