20/12/2016

TOP 5 - filmes Found Footage que você precisa ver - Parte I



Found Footage é um gênero de filme surgido nos anos 1980. Trata-se de um filme se passando por um documentário, filmado com uma simples câmera, ou celular, como se fossem gravações perdidas que foram encontradas após os acontecimentos dos filmes. Um dos filmes mais conhecidos dessa categoria é A Bruxa de Blair
(que falaremos em uma outra postagem).
Lembrando que esta lista não está em ordem de preferência ou de qualidade do filme, são sugestões para você que gosta do gênero ou que gostaria de conhecer.


1. CASA ABANDONADA - 2010





Nos últimos 42 anos, seis pessoas desapareceram, oito pessoas morreram "acidentalmente" e onze casos de homicídio ocorreram em uma empresa de alimentos em algum lugar na província de Gyeonggi. A casa agora está abandona e é proibido entrar nela. No entanto, três membros de um clube que explora casas assombradas e 3 funcionários de uma empresa de televisão entram nessa casa para fazer um documentário contando a história de maldições que ocorre lá. Todos eles desaparecem sem deixar rastro e apenas um vídeo é deixado para trás mostrando tudo o que aconteceu.




2. [REC] - 2008




A repórter Ângela e seu câmera gravam um programa sobre o Corpo de Bombeiros de Barcelona, acompanhando uma chamada de emergência noturna. No local, encontram moradores apavorados com a velha senhora que mora sozinha no andar de cima e está gritando e atacando os vizinhos. Os bombeiros entram no apartamento, seguidos pelos repórteres. Mas o que era uma situação de rotina torna-se uma escalada de medo e terror, onde o que importa é continuar vivos e seguir registrando tudo.



Assista o filme completo AQUI (em espanhol)


3. THE BAY - 2012




Este filme de terror apresenta um incidente misterioso na cidade de Claridge, Maryland. Sem razão aparente, os moradores locais começam a morrer. Em comum, todos tiveram contato com a água local. Quando eles descobrem a presença de um parasita na água, o caos já tomou conta da cidade. A história é contada inteiramente por câmeras de telefones celulares, chamadas à polícia e vídeos amadores deixados pelos habitantes locais.




4. V/H/S - 2012




Em V/H/S, os autores apresentam, em formato de histórias curtas, um grupo de criminosos contratado para roubar uma fita de video-tape, a famosa VHS, que está em uma misteriosa coleção de filmes. Ao encontrar a coleção, no entanto, os ladrões vão perceber que o acervo macabro de VHS esconde muito mais do que eles podiam imaginar.



Assista o filme completo AQUI (dublado)


5. CONTATOS DE 4º GRAU - 2009




Em uma cidade do Alasca, um grande número de sumiços foi registrado durante os últimos 40 anos. Alguns afirmam que as autoridades encobrem os casos. O filme mistura arquivos reais com reconstituições, muitas vezes sobrepondo-as e criando um misto de "ficção/documentário".




Assista o filme completo AQUI (legendado)


Já assistiu alguns desses filmes? Tem sugestões para nossas continuações?
Acompanhe as continuações de filmes found footage aqui no blog.
Deixe aí nos comentários. Nos vemos no próximo susto!