18/01/2017

A Noite Oficial dos OVNIs (1986) - áudios



Provavelmente o caso mais famoso de OVNIs no Brasil, foi a noite de 19 de maio de 1986, que ficou conhecida como A Noite Oficial dos OVNIs. Tudo começou quando objetos estranhos foram detectados pelos radares do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta I) e, Diante do fato, a FAB iniciou duas operações para perseguir e interceptar os OVNIs, utilizando para tal caças Dassault Mirage III e F-5E Tiger II, decolando das Bases Aéreas de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e de Anápolis, em Goiás.

Ao todo, foram avistados — e perseguidos — 21 OVNIs, com o evento podendo ser visto de quatro estados diferentes (Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo) e durando cerca de três horas. Os documentos mais valiosos da ufologia brasileira encontram-se entre relatos de caças da FAB, perseguidos pelos OVNIs, e registros das conversas mantidas entre os pilotos e os controladores de voo, no referido acontecimento.




No dia seguinte, em 20 de maio, o tenente-brigadeiro do ar, Octávio Júlio Moreira Lima, então ministro da Aeronáutica, convocou uma coletiva de imprensa para contar ao Brasil sobre a operação montada às pressas no dia anterior para perseguir os objetos voadores não identificados.

Em 2009, a FAB divulgou um relatório oficial sobre o caso no qual afirmava que “os fenômenos são sólidos e refletem, de certa forma, inteligência, pela capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores, como também voar em formação, não forçosamente tripulados”. Em suma, para os militares brasileiros que acompanharam a Noite Oficial dos OVNIs, são vários e fortes os indícios de que aqueles objetos poderiam ser, de fato, discos voadores.


PILOTOS AVISTARAM ALVOS LUMINOSOS E OBLONGOS,
QUE GERARAM INDICAÇÕES NO RADAR.

Em 2016, a Aeronáutica divulgou uma série de documentos na íntegra, agitando ainda mais a curiosidade dos entusiastas do tema e em especial de quem pesquisa um dos eventos de ufologia mais conhecidos do país.


Aeronáutica libera áudios registrados na Noite Oficial dos OVNIs




O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu uma reportagem especial a respeito da Noite Oficial dos OVNIs. Nas imagens, é possível rever a reportagem original do programa do dia 25 de maio de 1986, semana do ocorrido, bem como áudios inéditos de diálogos entre o controle de solo e os pilotos da aeronave e também entrevistas com participantes dos eventos. Assista a reportagem completa no vídeo acima.


Texto revisado. Fonte Canaltech.