09/01/2017

Espelhos Sobrenaturais



É noite. Você entra sonolento no banheiro e se olha no espelho. Abre a porta do armário, pega sua escova de dentes, fecha a porta e... Lá está uma figura assustadora atrás de você!



Esse é um clichê super conhecido dos filmes de terror. Está em grande parte dos filmes do gênero e, mesmo a gente já sabendo disso, acaba caindo na pegadinha. E pode até nem ser um espelho. Qualquer coisa que reflita a imagem pode servir. Uma janela, uma porta de vidro, um aparelho de TV...

Os espelhos são considerados objetos de grande poder sobrenatural, desde tempos remotos. Faz parte da cultura. Qual garota nunca olhou para seu espelho e disse a famosa frase da história da Branca de Neve?



Espelhos mágicos são frequentes tanto em histórias de terror quanto em contos de fadas. Lembra do espelho que servia de portal onde Alice invadia o País das Maravilhas?




A relação entre espelhos e o sobrenatural é antiga. Os mais antigos ainda os respeitavam. Havia, antigamente, o costume de se cobrir os espelhos com lençóis após um recente falecimento na família. Eles acreditavam que os espelhos poderiam atrair a alma do parente falecido.

Outra lenda envolvendo o poder dos espelhos também é muito conhecida. Quebrar espelhos traz sete anos de azar para quem permitiu que o espelho quebrasse.




Mas qual a razão para todo esse misticismo envolvendo espelhos?

Existem algumas explicações. A melhor delas é que o espelho reflete a sua alma. Ao quebrar um, sua alma é atingida. Existe uma crença de que o corpo se renova completamente a cada 7 anos. Assim, sua alma se regeneraria após esse período e os anos de azar acabariam.

Se você quebrou o espelho e não quer ter sete anos de azar, existem formas de eliminar essa maldição. Uma delas é lavar os fragmentos do espelho quebrado em um rio que siga para o sul. Outra é enterrar esses fragmentos.

A ligação entre espelhos e fantasmas é bastante conhecida, especialmente em lendas urbanas. A famosa Loira do Banheiro (leia a origem dessa lenda aqui), conhecida assombração de 99 entre 100 crianças em fase escolar, é uma delas. Para fazer a loira aparecer, temos que chamar seu nome três vezes na frente do espelho.

Espelhos são considerados portais de entrada e saída para o mundo sobrenatural, de acordo com os místicos.

De acordo com uma antiga lenda urbana, se você parar na frente de um espelho, à meia noite, apenas com a iluminação de uma vela, verá sua imagem refletida em diversas fases da vida. Essa é uma boa forma de saber como ficará quando for mais velho. Mas existem cuidados a serem tomados. Você deve fechar os olhos e abri-los exatamente à meia noite, pois um pouco antes ou um pouco depois, pode atrair a imagem de um espírito raivoso e morrer. Melhor não arriscar, não podemos garantir que o relógio estará marcando a hora exata. (O Assustador não recomenda que você realize experiências sobrenaturais sem ter o exato conhecimento sobre o que irá praticar. Não nos responsabilizamos por eventuais problemas. #ficaadica)

Também dizem que olhando fixamente no espelho você poderia ver um "terceiro olho", uma espécie de "olho mágico sobrenatural" que, segunda a cultura hindu, todo ser humano tem e pode ser estimulado.

O cinema usa e abusa do uso dos espelhos para retratar o sobrenatural. Vamos lembrar alguns filmes que usaram esse artefato:

Candyman




A história gira em torno do espírito de um escravo que foi torturado e morto pelo seu dono após ter um romance com a filha deste. Sua morte lenta e dolorosa envolveu uma mão decepada, espancamento, mel lambuzado no corpo e, em seguida, ser jogado num formigueiro, onde foi devorado por formigas e picado por abelhas. Por algum motivo ele resolve voltar do mundo dos mortos sempre que alguém pronuncia seu apelido cinco vezes em frente ao espelho. 


Espelhos do Medo




Um ex-policial se emprega como zelador das ruínas de uma antiga loja de departamentos abandonada que teria sido destruída no passado por um incêndio. O problema é que os espelhos do lugar aprisionam um mal adormecido e transformam a vida do sujeito num inferno.


Poltergeist




Dentro da série, foi o que mais usou os espelhos como protagonista. A história é baseada em um fenômeno chamado poltergeist, que basicamente é a atração de fenômenos espirituais por alguma pessoa com amplos poderes sensitivos, mesmo não tendo consciência que os possui. (Existem outras explicações menos sobrenaturais mas fica para uma outra postagem.) Nos filmes em questão, a "culpada" é uma garotinha que teve o azar de ir morar numa casa construída onde antes era um cemitério. O prédio onde a garotinha foi caçada pela seita de espíritos em "busca da luz" no terceiro filme era praticamente coberto de espelhos por todos os lados.


O Jogo do Espelho




Esse tem espelho até no nome. No filme, um grupo de enfermeiras conduzem um ritual de magia negra e uma delas acaba morrendo quando as coisas saem do controle. Uma novelista famosa volta para casa quando sua irmã desaparece. Mal sabe ela que a jovem entrou no Jogo do Espelho e nada pode detê-las desse ritual.


Lenda urbana 3 - A vingança de Mary




Baseado na lenda da Bloody Mary (semelhante à nossa Loira do Banheiro). Na noite de formatura, um grupo de garotas recita um encantamento em frente a um espelho, liberando o espírito vingativo de uma garota que foi morta no passado.

Vejam o video abaixo, com uma compilação de espelhos (e afins) no cinema:




A ligação dos espelhos com o sobrenatural é muito extensa, exatamente por ser muito antiga e, mesmo escrevendo aqui por horas e horas, seria impossível narrar todas as histórias e fatos relacionados a isso. Se você, leitor, conhecer alguma história assustadora sobre espelhos, que tal nos ajudar, deixando aqui nos comentários?