17/05/2017

Baleia Azul: o Jogo do Suicídio



O Jogo da Baleia Azul refere-se a um suposto fenômeno surgido em uma rede social russa, ligado ao aumento de suicídios de adolescentes. Acredita-se que o jogo esteja relacionado com mais de cem casos de suicídio pelo mundo.


O jogo se dá entre a relação dos desafiados (também chamados jogadores) e os curadores (chamados de administradores). Ele envolve uma série de tarefas dadas pelos curadores que os jogadores deverão completar, normalmente uma por dia, algumas das quais envolvem auto-mutilação, que devem ser provadas a partir de fotos ou videos, compartilhados em redes sociais. Algumas tarefas poderão ser dadas com antecedência, outras poderão ser repassadas pelos curadores no dia, sendo a última tarefa o suicídio. 


A Origem do Nome




O termo Baleia Azul refere-se ao fenômeno de baleias encalhadas, que supostamente seriam suicidas. A baleia-azul (Balaenoptera musculus) pode chegar a pesar 177 toneladas e medir 30 metros de comprimento, e é considerada o maior animal do mundo. Todavia, esses animais não são suicidas, e seu encalhe acontece por motivos ainda não bem esclarecidos, sendo sugerido a falha de ecolocalização ecolocalização como uma das hipóteses.


Eventos Relacionados ao Jogo

Argentina

Na província de San Juan, na Argentina, um jovem de 14 anos teve que ser internado em terapia intensiva após participar do desafio da  Baleia Azul.

Em La Plata, os avôs de uma menina de 12 anos deram queixa em uma delegacia de polícia e expressaram preocupação, por conta dela ter feito feridas em seu braço com um objeto cortante devido ao jogo.

Brasil

O jogo teria deixado vítimas no interior do Mato Grosso, e em cidades como Uberlândia, Manhuaçu, Uberlândia,Pará de Minas e Belo Horizonte (todas em MG), assim como em Feira de Santana (BA). Em Juazeiro, também na Bahia, uma garota desapareceu supostamente por causa do jogo.

No Rio de Janeiro, uma mãe conseguiu impedir o suicídio de sua filha, que estaria envolvida no jogo. No RJ, a polícia recebeu 101 denúncias que dão conta de possíveis envolvimentos de adolescentes com o jogo Baleia Azul.

No estado do Paraná, o jogo teria feito uma vítima em Florestópolis. Em Maceió (AL), o deputado Pastor João Luiz (do PSC), relatou na Assembléia Legislativa que sua sobrinha praticou suicídio sob influência do jogo. Em Paulista (PE), uma garota prestou depoimento após dizer ser ameaçada no jogo.

Em São Paulo, capital, o casal de namorados Luis Fernando Hauy Kafrune e Kaena Novaes Maciel, de 19 e 18 anos respectivamente, hospedou-se no Maksoud Plaza, hotel de luxo na região da Avenida Paulista, e horas depois, Luís matou Kaena com um tiro na cabeça, suicidando-se em seguida. Autoridades ligam este crime à Baleia Azul. Um rapaz de 17 anos de Bauru, cidade do interior do mesmo estado, escreveu em seu Facebook "A culpa é da baleia" minutos antes de tentar se atirar de um viaduto, sendo salvo por bombeiros. Em São João de Iracema, uma garota de 16 anos cortou-se com lâminas, após mudar-se para a cidade vinda de Mato Grosso do Sul, com medo das ameaças dos curadores do jogo.

No Distrito Federal, no dia 5 de maio de 2017, quatro adolescentes com deficiência auditiva que jogavam Baleia Azul foram impedidos pela Polícia Militar Polícia de cometer suicídio.

Em Teófilo Otoni, interior de Minas, uma adolescente, de 17 anos, participante do jogo 'Baleia Azul', pulou do muro de seis metros do imóvel onde mora com a família. A jovem foi socorrida imediatamente e internada no hospital da cidade. A adolescente relatou à polícia que já havia feito cortes nos braços em função do jogo e que tinha recebido o desafio de tirar a própria vida.

Na Paraíba, a polícia identificou 20 jovens envolvidos com o jogo. Em Pernambuco, sete. Atualmente são nove unidades federativas brasileiras com casos de suicídio e mutilação sob suspeita ou confirmação de ligação com o jogo.

Chile

Na cidade de Antofagasta, uma mãe relatou à polícia que sua filha de apenas 12 anos teve 15 cortes em seu braço que formaram o desenho de uma baleia. Depois de ser entrevistada por policiais, ela confessou que seguiu as instruções de um curador ao jogar este jogo.

Uma menina de 13 anos, em Padre Las Casas, jogou com outras três amigas. A menina chegou ao décimo estágio, fazendo cortes em seus braços.

Colômbia

A Direção de Investigação Criminal (Dijin), da Polícia Nacional da Colômbia, investiga as mortes de três adolescentes no país que possam estar relacionados com o jogo.

Dois jovens que pularam do décimo terceiro andar de um edifício, no país, também aparentaram ter participado do jogo.

Espanha

Na Espanha, uma menor foi admitida em uma unidade psiquiátrica de um hospital de Barcelona depois que sua família disse que ela começou a jogar Baleia Azul.

Paraguai

Federico Pedro Aguilera, um estudante de segundo ano de Informática, de 22 anos, foi encontrado com um objeto perfurante no seu peito e que atravessou seu tórax, em Coronel Bogado, depois de jogar Baleia Azul.

Portugal

Em Portugal, uma jovem de 18 anos atirou-se de um viaduto para a linha férrea em Albufeira. Tinha a palavra "sim" cravada na coxa e outros cortes que formavam "F57". Também um rapaz, de 15 anos, de Sines, foi internado no Hospital de Setúbal, depois de ter desenhado uma baleia num dos braços, com um objeto cortante. Poderão já haver oito vítimas em Portugal, até então, embora a Polícia Judiciária, em maio de 2017, tenha declarado conhecer quatro casos que podem estar associados ao fenômeno.

Quênia

Jamie Njenga, um estudante da escola secundária de J. G. Kiereini, no Condado de Kiambu, tinha jogado o desafio da Baleia Azul. Ele se suicidou em 3 de maio, enforcando-se na varanda do hotel de seu avô, no centro da cidade, no condado de Nairobi.

Rússia

Só na Rússia, acredita-se que o jogo esteja ligado a mais de cem casos de suicídio. Em fevereiro, duas adolescentes, Yulia Konstantinova, de 15 anos, e Veronika Volkova, 16, se jogaram do alto de um prédio de 14 andares em Irkutsk, na região da Sibéria após percorrer as 50 tarefas enviadas para elas. Antes de se matarem juntas, Yulia e Veronika deixaram mensagens em suas páginas nas redes sociais. Yulia publicou a foto de uma grande baleia azul e em seguida escreveu “Fim”. Já Veronika costumava postar coisas como “Você sente que gradualmente se torna inútil?” e “Eu sou só um fantasma”. No dia de sua morte escreveu “O sentido está perdido... Fim”. Também em fevereiro, uma menina conhecida como Ekaterina, 15 anos, ficou em estado grave depois de se atirar de um apartamento e cair em terreno coberto de neve, na cidade de Krasnoyarsk, também região da Sibéria.

Uruguai

Na cidade de Rivera, a 450 quilômetros de Montevidéu, uma menina de 13 anos foi internada em um hospital local depois que funcionários da escola que ela frequentava descobriram ferimentos em seu braço esquerdo. Ao todo, investigam-se adolescentes vitimados por conta do jogo Baleia Azul em seis departamentos: Montevideo, Canelones, Colônia, Río Negro, Salto e Rivera.

Venezuela

No leste do país, um estudante de 15 anos de idade, do Colégio Nazareth, da cidade de Puerto Ordaz, cometeu suicídio após participar do Baleia Azul na noite de 27 de Abril.


As 50 Tarefas do Jogo Baleia Azul




1. Com uma navalha, escreva a sigla “F57” na palma da mão e em seguida envie uma foto para o curador.

2. Assista filmes de terror e psicodélicos às 4:20 da manhã, mas não pode ser qualquer filme, o curador indicará, lembrando que ele fará perguntas sobre as cenas, pois ele quer saber se você realmente assistiu.

3. Corte seu braço com uma lâmina, fazendo 3 cortes grandes, mas é preciso ser sobre as veias e o corte não precisa ser muito profundo, envie a foto para o curador, e seguirá para o próximo nível.

4. Desenhe uma baleia azul, em sua pele, com um algo cortante, e envie a foto para o curador.




5. Se você está pronto para se tornar uma baleia, escreva “SIM” em sua perna. Se não, corte-se muitas vezes. “Castigue-se”.

6. Tarefa em código.

7. Escreva “F40” em sua mão, envie uma foto ao curador.

8. Em sua rede social, escreva “#i_am_whale” no seu status do VKontakte (rede social russa) ou no Facebook. O texto significa “Eu sou uma Baleia”.

9. Ele te dará uma missão baseada no seu maior medo, ele quer fazer você superar esse medo.

10. Acorde às 4:20 da manhã e suba em um telhado, quanto mais alto melhor.

11. Desenhe uma foto de uma baleia azul na mão com uma navalha e enviar a foto para o curador.

12. Assista filmes de terror e psicodélicos, todas as tardes.

13. Ouça as músicas que os “curadores” te enviarem.

14. Corte seu lábio.

15. Fure sua mão com uma agulha muitas vezes.

16. Faça algo doloroso, “machuque-se”, fique doente.

17. Procure o telhado mais alto, e fique na borda por algum tempo.

18. Suba em uma ponte e sente-se na borda por algum tempo.

19. Suba em um guindaste, ou pelo menos tente.

20. No próximo passo, o curador irá verificar se você é de confiança.

21. Encontre outra baleia azul, “outro participante”, o curador te indicará.

22. Pendure-se novamente em um telhado alto, e apoie-se na borda com as pernas penduradas.

23. Outra tarefa em código.

24. Tarefa secreta.

25. Reunião com uma baleia azul que o curador indicará.

26. O curador indicará a data da sua morte, e você aceitará.

27. Acorde às 4:20 e vá a uma estrada de ferro.

28. Não fale com ninguém o dia todo.

29. Faça um voto de que você é realmente uma Baleia Azul.

30-49. Todos os dias, você deve acordar às 4:20 da manhã, assistir a vídeos de terror, ouvir música que “eles” lhe enviam, fazer 1 corte em seu corpo por dia, falar “com uma baleia”. Durante o intervalo dos desafios entre 30 e 49.

50. Tire sua própria vida.


Fontes: Optclean e Wikipedia
Revisão: tia Val


Tem mais alguma informação sobre esse famoso jogo, que tem deixado a população em pânico? Não! Nos diga sua opinião sobre o assunto.
Deixe nos comentários! Sua participação é muito importante!
Inscreva-se no nosso blog e receba, em primeira mão, no seu e-mail, todas as novidades.
Curta nossa fanpage no Facebook e ative as notificações.