13/05/2017

Perfil: Lizzie Andrew Borden

Hoje trouxemos o perfil da famosa Lizzie Andrew Borden (19/07/1860 - 01/071927), uma mulher nascida nos EUA que ficou conhecida popularmente pelo duplo homicídio, a machadadas, de seus pais em 04/08/1892 (Veja aqui outros perfis de personagens famosos). Lizzie foi considerada inocente em seu julgamento, mas como nunca foi encontrado um culpado, ela passou o resto de sua vida com este estigma.




Atualmente, ela ainda é lembrada na cultura pop americana, seja sob a forma de filme, série ou musical. Isso provavelmente é decorrente do fato deste incidente ter sido um dos casos de criminalística mais bem cobertos pela mídia (em uma época em que não havia nem televisão) e por isso é considerado um dos mais famosos incidentes da Era Vitoriana.


Os Assassinatos

Andrew J. Borden (pai de Lizzie) e Abby Borden (a madrasta) foram achados mortos em sua casa em 4 de Agosto de 1892. Além deles, as únicas pessoas presentes na casa eram a emprega da família, Bridget Sullivan, e a própria Lizzie Borden. Conforme depoimentos das testemunhas, Sullivan estava do lado de fora da casa limpando as janelas quando Lizzie desesperada a pediu para chamar imediatamente o  médico da família, Dr. Bowen. "Papai está morto! Alguém entrou e o matou!".


 


Alguns minutos mais tarde, encontraram a madrasta morta no segundo piso da residência. Segundo a perícia da época, ambos os corpos apresentavam sinais de contusões provocadas por uma arma pesada e aguçada (provavelmente um machado). 
 
No dia de seu assassinato, Andrew Borden tinha ido à cidade com John Morse, o irmão de sua esposa, pela manhã. Ao retornar às 10:30 deitou-se no sofá para um cochilo pois sentia-se muito cansado. Em menos de 60 minutos, Lizzie "encontrou" o corpo de seu pai e pediu por socorro. Estes são os únicos fatos incontestáveis do caso. Porém, é claro que dezenas de boatos e testemunhos não confirmados ajudaram a pintar o quadro de toda a cena.


A Investigação


Durante o período de investigação, a polícia encontrou um pesado machado no porão da residência e presumiu que seria a arma do crime. Como a maior parte de seu cabo estava faltando, a polícia assumiu que o mesmo estivesse sujo de sangue e por isso fora cortado. Embora nunca tenha-se podido ter-se certeza deste fato por falta de provas concretas.




Na época dos crimes, Lizzie Borden estava menstruando e por isso a polícia ignorou os vestidos sorvidos em sangue que a mesma tinha em seu quarto. Ignorou também o fato de que Sullivan retirou todas estas roupas da casa para lavá-las. Finalmente, poucos dias depois dos assassinatos, Lizze Borden queimou um de seus três vestidos azul, pois "havia derramado tinta nele". Por este motivo, nenhuma roupa suja de sangue foi encontrada. A verdade é que dada a violência dos assassinatos é quase impossível que não tenha havido respingos de sangue nas vestimentas do autor dos crimes.


Outras Teorias




Muitas teorias surgiram para identificar o verdadeiro assassino e seus motivos. Por exemplo:

01) Andrew J. Borden tinha recentemente modificado seu testamento, excluindo Lizzie; porém nunca encontrou-se nenhum testamento.

02) Lizzie seria lésbica e estava relacionando-se com a empregada, e teria sido descoberta por sua madrasta.

03) Os pais de Lizzie não eram exatamente adorados por seus vizinhos, por isso qualquer cidadão rancoroso era um culpado em potencial.

04) Sullivan pode ter assassinado seus empregadores por ter que limpar as janelas em um dia extremamente quente. Considerando o fato de que dias antes, todos da casa comeram alimentos envenenados e terem ficado bem doentes, faria com que a tarefa fosse ainda mais penosa e ela pudesse ter se sentido ultrajada.

05) Há ainda uma teoria de que Lizzie Borden sofria de epilepsia em seu ciclo mensal e durante estes episódios ela entraria em estado de sono e poderia cometer os crimes sem ter consciência que o fazia.




Conhece mais algum dado ou teoria sobre esse famoso caso de assassinato ou sobre nossa personagem de hoje?
Deixe nos comentários!
Inscreva-se no nosso blog e receba, em primeira mão, no seu e-mail, todas as novidades.
Curta nossa fanpage no Facebook e ative as notificações.