07/08/2017

Quem é o Bicho-Papão?

O bicho-papão, papa-gente, papão, cuca, papa-figo, tutu, bitu, boitatá, manjaléu ou mumuca (dependendo da região) é um monstro conhecido em toda a literatura portuguesa, podendo ser encontradas referências tanto em território nacional quanto na península Ibérica.



O bicho-papão é a personificação do medo, já que ele não possui um aspecto definido. Na verdade, você sempre verá refletido o seu maior medo quando encarar esta criatura. Por exemplo, ele pode assumir o papel de aranha, assombração, troll, duende, palhaço, etc. A única característica que permanece é o seu desejo por alimentar-se de crianças desobedientes, por isso o seu nome, "papão".




Muitos defendem que este monstro é apenas uma lenda criada pelos pais para assustar as crianças (como o homem-do-saco), porém nem todos estes corajosos olhariam em baixo da cama, ou dentro do armário às 03:00 AM para conferir se o bicho-papão é apenas produto da imaginação.  

Há aqueles que acreditam que este ser vive em uma realidade próxima a nossa e apenas pode nos atingir em sonhos. Por isto, seria comum em quarto com esta presença, a criança ter muitos pesados e sonhos vívidos.




E você, tem medo do bicho-papão? Deixe sua opinião, ou seu relato, nos comentários.