02/08/2018

TOP 10: Insetos Mais Perigosos do Mundo

Insetos são animais invertebrados com corpo dividido em 3 partes (cabeça, tórax e abdômen). Possuem 3 pares de patas e duas antenas. São, com certeza, um dos grupos de animais mais bem adaptados da terra, contendo milhares de especies diferentes e podendo ser encontrados em quase todos os ambientes do planeta. Enquanto muitos deles são apenas chatos e inconvenientes, alguns são bastante assustadores. Neste post vamos trazer uma seleção com os insetos mais perigosos do mundo.



Formiga cabo-verde


Esta formiga é a maior entre todas as famílias de formiga do mundo. Elas vivem, principalmente, em florestas tropicais da Nicarágua e Paraguai. A picada recebida de uma formiga desta é 30 vezes mais dolorosa do que a aplicada por vespas e abelhas.





Oestridae


As larvas destes insetos são parasitas internos de mamíferos. Infelizmente, as larvas perigosas também vivem abaixo da pele humana e causam efeitos terríveis. As moscas são encontradas em toda América Central e do Sul. As larvas penetram através da pele e podem permanecer por mais de 60 dias. Os infectados podem também sentir o movimento das larvas sob a pele.




Pulga


São parasitas externos que sugam o sangue dos corpos de humanos, pássaros, répteis, animais domésticos e selvagens. As pulgas geram pontos de coceira na pele dos hospedeiros. As pulgas jovens podem consumir mais de 15 vezes de seu peso corporal total de sangue. As picadas coçam muito e pode levar à infecção generalizada.




Formiga Lava-Pés


Há 285 espécies diferentes desta formiga no mundo. São agressivas e responsáveis por picadas dolorosas em humanos e animais. A pústula branca causada pelo ardor costuma durar várias semanas. O veneno também leva a vários problemas de pele e reações alérgicas.




Barbeiro


Eles crescem sugando o sangue de vertebrados e a sua denominação veio do hábito de picar o lábio do humano enquanto dorme. Eles transmitem o parasita chamado trypanosoma cruzi (doença-de-chagas) o qual mata 12.000 pessoas a cada ano. A sua picada gera mudanças imediatas no corpo, vergões e erupções cutâneas.



Vespa Japonesa Gigante


Este inseto é a maior espécie de vespa do mundo e cresce até um tamanho de 2 polegadas. Todos os anos, até 40 mortes são registradas por sua picada. O seu veneno gera reação alérgica e dissolve os tecidos dentro de pouco tempo. 




Mosca TseTse


É o inseto de picada mais mortal e se alimentam principalmente de sangue de vertebrados. Estima-se que cerca de meio milhão de pessoas tenham perdido a vida pelo ataque desta mosca, na África. Em fase primária, o veneno da mosca gera doença do sono mas também pode levar à morte.





Abelhas Assassinas


São um dos insetos mais agressivos e dominantes no mundo. O enxame segue a vítima por mais de 1 milha, e pode ser constituído por milhares de membros. Estas abelhas miram principalmente a face e olhos dos humanos.




Formiga Dorylus


Esta formiga apresenta a maior colônia em comparação com qualquer outro inseto no mundo. De fato, cada colônia possui até 22 milhões de membros. Até mesmo elefantes correm do ataque em grupo destas formigas. Estes insetos normalmente matam milhares de animais causando feridas com suas poderosas mandíbulas.




Mosquito Anopheles


Estes insetos mortais causam 1 milhão de mortes por ano através da transmissão da malaria. A OMS estimou que a cada 30 segundos uma criança morre pela malária e 500 milhões de casos da malária são relatados a cada ano.